terça-feira, 28 de julho de 2009

Pequeno atraso

Eu gosto de sempre imaginar minha vida acompanhada de uma trilha sonora. Vivo um filme mesmo. O roteiro pode ser meio remendado, bem remendado para ser mais sincero. Algumas atuações são dignas de um Framboesa de Ouro. Contudo, minha trilha sonora é precisa.

Ou o meu conhecimento musical é muito vasto (fato que acredito não ser real) ou existem músicas que se encaixam em qualquer situação. Quase como ciganas que leem as palmas da mão e, com muita intuição e jogo de cintura, traçam nosso perfil e desvendam os mistérios do futuro.

O meu momento atual tem muitas canções. Uma mistura de musical, com comédia romântica e drama. Mas, uma música em questão casa perfeitamente com todo o processo. Eis um trecho:


It's like rain on your wedding day
It's a free ride when you've already paid
It's the good advice that you just didn't take
Who would've thought ... it figures

(Alanis Morissette - Ironic)

Como pode a vida ser tão irônica? Como podemos não ver os sinais que ela nos dá? Às vezes chega a ser cruel. Os infortúnios têm sua finalidade no movimento cósmico que seguimos. Uma pequena falta de sorte hoje pode significar a vinda de uma surpresa maravilhosa. O pequeno atraso na saída para o trabalho pode impedir que você embarque no ônibus que irá se acidentar, ou fazer com que chegue no trabalho logo depois que o elevador que vai pifar suba.

Contudo, há atrasos e atrasos... Aquele que o impede de chegar a tempo ao cinema e, assim, você fica sem ter seu primeiro encontro. Ou aquele que o cega para a verdade. A verdade que estava ali. Bem debaixo dos seus olhos. Só quando se atrasa - e a verdade se adianta - que você a vê. Infelizmente, muitas das vezes, a verdade tem passos rápidos e se afasta, deixando-nos a olha-lá com um ar de frustração. Fica a sensação de que não soubemos ou quisemos ou pudemos nem ao menos enxergar aquilo que agora nos faz tanta falta.

Quem sabe a verdade pare para tomar um café, e possamos alcançá-la ainda na esquina. Mas, sempre existe a possibilidade dela embarcar no ônibus que estava ali parado. E nós... Nós ficamos lá observando... Observando a verdade se afastar. Sem ao menos saber qual linha ela pegou.

3 comentários:

  1. Isso é triste! Menos glamouroso na vida real que nos filmes.

    ResponderExcluir
  2. O engraçado é que sempre acho música pra ser trilha sonora só nos momentos tristes, ou complicados. Unf! Mas Ironic da Alanis é demais. Amei o exemplo. TUdo!!

    ResponderExcluir
  3. Um post e tanto, hein?
    No momento em que me encontro, a minha trilha sonora certamente teria:

    1. Nina Simone ou Michael Bublé ou Muse - "Feeling good"
    2. Nina Simone - "Exactly like you"
    3. Kate Perry - "Hot n Cold"
    4. Burt Bacharach - "This girl's in love with you"
    5. Robin S. - "Show me love"

    Além disso, acho que a vida da gente sempre se retrata em snippets de filmes e seriados. Quando assisto "The Sopranos" ou "Nip Tuck" sempre fico pensativo e um tanto desiludido com tantas coisas...

    ResponderExcluir

Your version!